Alergia a medicamentos

Se você desenvolver uma erupção na pele, urticária ou dificuldade para respirar depois de tomar medicamentos, você pode ter uma alergia a medicamentos ou medicamentos.
Os medicamentos que mais frequentemente causam reações alérgicas incluem:

  • Penicilina e antibióticos relacionados
  • Antibióticos contendo sulfonamidas (medicamentos à base de sulfa)
  • Anticonvulsivantes
  • Aspirina, ibuprofeno e outros medicamentos antiinflamatórios não esteróides (AINEs)
  • Drogas quimioterápicas

Os sintomas podem desenvolver-se rapidamente ou em poucas horas, e geralmente aparecem após tomar um medicamento que você usou sem reação no passado.

O sintoma mais comum é urticária - uma erupção cutânea vermelha. Outros podem incluir inchaço na garganta, dificuldade em respirar, náuseas ou cólicas estomacais. Estes são sinais de anafilaxia - uma reação alérgica com risco de vida que deve ser tratada o mais rápido possível.

A primeira linha de tratamento para anafilaxia é a epinefrina. Se você recebeu uma prescrição de um autoinjetor de epinefrina, use-o imediatamente e procure atendimento médico. Se você não tiver um autoinjetor disponível, ligue para o 911 ou vá para o pronto-socorro imediatamente.

Após a alta do pronto-socorro, peça uma receita para dois autoinjetores de epinefrina e um encaminhamento a um alergista certificado para um diagnóstico preciso e plano de tratamento de anafilaxia.

 Alérgico à penicilina? Veja por que você deve ser testado

Depois de ser diagnosticado com uma alergia a medicamentos:

Pergunte sobre drogas relacionadas que você deve evitar.
Pergunte sobre alternativas ao medicamento que causou sua reação alérgica.
Certifique-se de que sua família e todos os seus profissionais de saúde estejam cientes de sua alergia e dos sintomas que você experimentou.
Use uma pulseira ou colar de alerta médico de emergência que identifique sua alergia.

Para obter mais informações sobre alergias a medicamentos, visite o Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia

Informações relacionadas

Proveniente da organização membro do GAAPP Rede de Alergia e Asma